sábado, 8 de junho de 2013

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Seguindo a proposta de atividade do Módulo 3


Para aproveitar as possibilidades de trabalho que este fórum vai proporcionar a você, é importante retomar os textos “Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona)”, de Joaquim Dolz & Bernardo Schneuwly, e “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”, de Roxane Rojo, trabalhados no encontro presencial, pois poderão embasar melhor suas considerações. Depois, atender ao seguinte encaminhamento:


1. postar a situação de aprendizagem construída a partir dos textos “Avestruz”, de Mário Prata, “Pausa”, de Moacir Scliar, e “Meu primeiro beijo”, de Antonio Barreto, também apresentados no encontro presencial;

2. ler e comentar as situações de aprendizagem publicadas por seus colegas de grupo;  
  
3. realizar as adaptações da situação de aprendizagem, em conformidade com as sugestões feitas pelos colegas, caso seja conveniente para você; 

4.publicar novamente, no fórum, a situação de aprendizagem, caso tenha sido alterada;

5.indicar ao representante de seu grupo que o material poderá ser levado para o blog do grupo.



O objetivo deste fórum é partilhar, comentar, sugerir, inferir as possibilidades de ampliação e de realização dessas Situações de Aprendizagem.




Referências

BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. In:______ Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2010.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário