SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Prof. Anderson

"PAUSA


Moacyr Scliar



Público alvo: 9º Ano
Duração: 4 a 6 horas aula




Antes da leitura:

—Sensibilizar o aluno ao texto a ser estudado (Ativação de conhecimento de mundo): —A solidão é inerente ao ser humano?/ Por que as pessoas precisam ter um momento de solidão?/ Você gosta de ficar sozinho?/ O que é uma pausa? —Reflexão sobre o autor, obra, tempo (Antecipação e predição) —Pesquisa on line (Sala Acessa). —Discussão sobre as informações.


Durante a leitura:

O professor fará a primeira leitura, usando a entonação adequada.

Os alunos serão divididos em pequenos grupos, que discutirão sobre as impressões do texto e quais temas podem ser relacionados ao texto. Dessa discussão os alunos produzirão um esquema para apresentar para os demais grupos. Enquanto os grupos apresentam suas ideias, o professor fará uma síntese das ideias na lousa direcionando o debate para as impressões dos alunos sobre o texto e quais as questões éticas que podem ser elencadas a partir dos pressupostos do texto.



Depois da leitura:

O professor solicitará uma releitura do texto, permitindo aos grupos de alunos a escolha da maneira de representá-lo.

Cada grupo ficará responsável por representar o texto com um foco especifico: 
1 - a linguagem do texto; 
2 – a reação afetiva ao texto; 
3 – as questões éticas relacionadas ao texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário